O zika das bicudas
Para que o brasileiro se interesse por um esporte, muitas vezes é necessário ter um compatriota de destaque para torcer. E a NFL já passou por esse teste com Cairo Santos. Aos 33 anos, o kicker do Chicago Bears, uma das franquias mais tradicionais da liga, tem uma carreira consolidada de 10 anos.
Natural de Limeira, São Paulo, Cairo foi para St. Augustine, na Flórida, em 2007 para cursar o ensino médio, inicialmente com o objetivo de jogar futebol (soccer). No entanto, a convite de colegas, resolveu experimentar o futebol americano e logo foi percebida sua habilidade em chutes com a bola oval.
Graças à força e precisão de seus chutes, Cairo recebeu uma bolsa de estudos para jogar futebol americano na Universidade de Tulane, em Nova Orleans. Em 2012, ele estabeleceu o recorde da universidade com um field goal de 57 jardas e se tornou o primeiro brasileiro a vencer o Lou Groza Award, prêmio dado ao melhor kicker do futebol universitário americano.
Em 2014, Cairo entrou para a NFL, draftado pelo Kansas City Chiefs, onde jogou até 2017, quando foi dispensado devido a uma lesão. Ele então passou por equipes como Rams, Jets e Buccaneers, até retornar ao Chicago Bears em 2020, onde vive seu melhor momento.
Com uma média de acerto de 85% em field goals e 95% em pontos extras, Cairo é atualmente o décimo oitavo kicker mais preciso da história da NFL. Nos últimos anos, ele tem mantido um índice impressionante de 91% e 92% em field goals, apesar do desempenho coletivo dos Bears.
Ao longo de sua carreira, Cairo Santos já protagonizou diversos field goals decisivos, especialmente com a camisa dos Bears. Mas, foi em 2016, vestindo o vermelho do Kansas City Chiefs, que o "zika das bicudas" assumiu a responsabilidade para vencer o jogo na prorrogação contra o Denver Broncos, na casa do adversário. Outro destaque desse momento foi Everaldo Marques, que narrou o lance ao vivo às 3h30 da manhã de uma segunda-feira. Clique na seta ao lado e confira esse momento.

Ciaro Santos em mais uma temporada pelo Chicago Bears, a décima de sua carreira. (Foto: Reprodução/Instagram @cairosantos





