"Construa e eles virão"
A ESPN Brasil começou a transmitir a NFL ainda nos anos 90, quando operava o canal TVA Esportes, disponível na TV a cabo no Brasil. Na época, a NFL era um dos conteúdos exibidos, com narração brasileira diretamente dos Estados Unidos. Em 1995, a TVA tornou-se ESPN Brasil,com sede em São Paulo. No entanto, as transmissões da NFL continuaram sendo feitas a partir dos estúdios em Connecticut, com narração de André José Adler e Ivan Zimmermann.
Em 2006, uma mudança importante aconteceu com a iniciativa de transmitir a NFL a partir dos estúdios em São Paulo. Após um processo seletivo, Everaldo Marques foi contratado para narrar a NFL, junto com Paulo Antunes, especialista em esportes americanos. Outros nomes como Paulo Mancha, Eduardo Zolin e Rômulo Mendonça também passaram a integrar o time de comentaristas de NFL na ESPN ao passar dos anos.
Na época, o mercado de transmissão da liga no Brasil estava em crescimento, com a ESPN e Esporte Interativo, exibindo os jogos. Em 2014, a ESPN expandiu ainda mais suas transmissões de NFL, passando a exibir três jogos aos domingos, além dos jogos de quinta-feira e segunda-feira. Eduardo Zolin comenta que foi surpreendente a emissora dedicar um de seus canais a 12 horas de futebol americano aos domingos, quando o costume no Brasil era o futebol tradicional. Naquele período, a ESPN também exibia os campeonatos inglês, alemão, espanhol e italiano.
E não é apenas transmitir. A ESPN se encarregou de traduzir e descomplicar a dinâmica do jogo de futebol americano, que no início pode ser difícil de entender, mas se torna apaixonante com o tempo. Narradores e comentaristas da emissora, apesar de especialistas no esporte da bola oval, tornaram tudo mais descontraído para quem está assistindo e descobrindo o esporte, sem perder o charme.
Deivis Chiodini, comentarista da ESPN desde 2022 e ex-treinador de futebol americano, destaca a grandeza da cobertura da NFL no canal atualmente: “São sete jogos ao vivo por semana, além do Redzone. Nenhum outro país do mundo possui um pacote da NFL tão completo”. Ele também mencionou que, nos Estados Unidos, acompanhar o seu time do coração pela televisão pode ser mais complicado.
Em uma rodada completa, com todos os times jogando, são 16 partidas na semana. Destas, a ESPN transmite sete, quase metade. Com o jogo transmitido pela RedeTV, metade dos jogos da rodada ficam disponíveis para o público brasileiro através da TV fechada ou do streaming Disney+.
Tabela de jogos transmitidos durante uma semana completa de NFL:
Mesmo após a saída de Everaldo Marques para o Grupo Globo em 2020, a ESPN mantém um vasto time de especialistas, incluindo narradores, comentaristas e, mais recentemente, analistas de arbitragem, uma adição feita no último ano.

Parte da equipe de transmissão da NFL na ESPN, em ida ao programa The Noite, de Danilo Gentili, antes da abertura da temporada de 2018. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Equipe da ESPN para a cobertura in loco do Super Bowl LVIII, realizado na temporada de 2023. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Equipe da ESPN localizada nos estúdios de São Paulo para a cobertura do Super Bowl LVIII, realizado na temporada de 2023. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)