top of page

"Construa e eles virão"

A ESPN Brasil começou a transmitir a NFL ainda nos anos 90, quando operava o canal TVA Esportes, disponível na TV a cabo no Brasil. Na época, a NFL era um dos conteúdos exibidos, com narração brasileira diretamente dos Estados Unidos. Em 1995, a TVA tornou-se ESPN Brasil,com sede em São Paulo. No entanto, as transmissões da NFL continuaram sendo feitas a partir dos estúdios em Connecticut, com narração de André José Adler e Ivan Zimmermann.

Em 2006, uma mudança importante aconteceu com a iniciativa de transmitir a NFL a partir dos estúdios em São Paulo. Após um processo seletivo, Everaldo Marques foi contratado para narrar a NFL, junto com Paulo Antunes, especialista em esportes americanos. Outros nomes como Paulo Mancha, Eduardo Zolin e Rômulo Mendonça também passaram a integrar o time de comentaristas de NFL na ESPN ao passar dos anos.

Na época, o mercado de transmissão da liga no Brasil estava em crescimento, com a ESPN  e Esporte Interativo, exibindo os jogos. Em 2014, a ESPN expandiu ainda mais suas transmissões de NFL, passando a exibir três jogos aos domingos, além dos jogos de quinta-feira e segunda-feira. Eduardo Zolin comenta que foi surpreendente a emissora dedicar um de seus canais a 12 horas de futebol americano aos domingos, quando o costume no Brasil era o futebol tradicional. Naquele período, a ESPN também exibia os campeonatos inglês, alemão, espanhol e italiano.

E não é apenas transmitir. A ESPN se encarregou de traduzir e descomplicar a dinâmica do jogo de futebol americano, que no início pode ser difícil de entender, mas se torna apaixonante com o tempo. Narradores e comentaristas da emissora, apesar de especialistas no esporte da bola oval, tornaram tudo mais descontraído para quem está assistindo e descobrindo o esporte, sem perder o charme.

 

 

Deivis Chiodini, comentarista da ESPN desde 2022 e ex-treinador de futebol americano, destaca a grandeza da cobertura da NFL no canal atualmente: “São sete jogos ao vivo por semana, além do Redzone. Nenhum outro país do mundo possui um pacote da NFL tão completo”. Ele também mencionou que, nos Estados Unidos, acompanhar o seu time do coração pela televisão pode ser mais complicado.

Em uma rodada completa, com todos os times jogando, são 16 partidas na semana. Destas, a ESPN transmite sete, quase metade. Com o jogo transmitido pela RedeTV, metade dos jogos da rodada ficam disponíveis para o público brasileiro através da TV fechada ou do streaming Disney+.

 

Tabela de jogos transmitidos durante uma semana completa de NFL:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesmo após a saída de Everaldo Marques para o Grupo Globo em 2020, a ESPN mantém um vasto time de especialistas, incluindo narradores, comentaristas e, mais recentemente, analistas de arbitragem, uma adição feita no último ano.

Construa e eles virão
00:00 / 01:13
A ESPN como casa da NFL
00:00 / 00:38
Snapinsta.app_39815921_291178191711068_4294079450213582173_n_1080.jpg

Parte da equipe de transmissão da NFL na ESPN, em ida ao programa The Noite, de Danilo Gentili, antes da abertura da temporada de 2018. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Equipe da ESPN para a cobertura in loco do Super Bowl LVIII, realizado na temporada de 2023. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Equipe da ESPN localizada nos estúdios de São Paulo para a cobertura do Super Bowl LVIII, realizado na temporada de 2023. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

domingo também é dia de football

2024 @ Created by Lucas Koerich

bottom of page