Mas o que é a NFL?
A NFL (National Football League, ou Liga Nacional de Futebol) é a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Foi criada há mais de 100 anos e hoje é a liga mais rica do mundo. Ela conta com 32 times, separados por duas conferências, a NFC (National Football Conference, ou Conferência Nacional de Futebol) e a AFC (American Football Conference, ou Conferência Americana de Futebol).
A curta temporada regular de 18 semanas começa em setembro e termina em dezembro, com cada equipe disputando 17 partidas. Em seguida, começam os playoffs, nos quais os sete melhores times de cada conferência se enfrentam em partidas eliminatórias únicas, assim como um mata-mata de Copa do Mundo. Após três fases, um time de cada conferência avança para o Super Bowl, o maior evento esportivo anual dos Estados Unidos.
O Super Bowl quebra recordes de audiência ano após ano, tanto no país natal quanto ao redor do mundo. É o evento que define o grande campeão da NFL, tornando-se o principal produto da televisão norte-americana. A edição de número 58 (LVIII), disputada em fevereiro de 2024, teve uma audiência recorde de 123,4 milhões de telespectadores nos EUA, de acordo com dados da Nielsen e Adobe Analytics. O número coloca a vitória do Kansas City Chiefs em cima do San Francisco 49ers como o segundo evento mais assistido da história da televisão estadunidense, ficando atrás apenas da chegada do Homem à Lua.
Apesar de toda a grandeza “em casa”, o futebol americano ainda tenta ganhar jardas na popularidade mundial. Segundo a própria NFL, pouco mais de 62 milhões de pessoas assistiram ao triunfo dos Chiefs ao redor do mundo, representando um aumento de 10% em relação ao Super Bowl 57. Pode parecer uma comparação injusta, mas o contraste em termos de alcance global é claro: cerca de 1,5 bilhão de pessoas assistiram à vitória da Argentina sobre a França na final da Copa do Mundo, segundo a FIFA, e cerca de 450 milhões acompanharam a final da Liga dos Campeões entre Manchester City e Inter de Milão, de acordo com estimativas da UEFA.
No entanto, fora dos Estados Unidos, o Brasil é um dos lugares onde a liga mais rica do mundo encontrou seu público. Os jogos são transmitidos pelos canais ESPN, também em TV aberta, pela Rede TV e no streaming com a CazéTV. De acordo com o estudo "Yard by Yard" da Ibope Repucom, 35% da população brasileira se considera fã de futebol americano, o que corresponde a cerca de 41 milhões de pessoas. Nos últimos dez anos, houve um crescimento de 310% nesse número, que antes era de 11 milhões.
O perfil oficial da NFL Brasil no Instagram é o mais popular entre as contas da liga fora dos Estados Unidos. A primeira transmissão de um jogo da NFL na televisão brasileira aconteceu em 1969, e desde então, o esporte tem ganhado popularidade, a ponto de ter um campeonato próprio no país, o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, organizado pela BFA (Brasil Futebol Americano).
Mas afinal de contas, o que faz com que este esporte tão diferente tenha audiência em um país como o Brasil? Ele leva o nome do nosso principal esporte mas é praticado com uma bola oval, e pior, usando mais as mãos que os pés. "É só pancada! Cheio de 'brutamontes' que ficam se acertando em um jogo que demora mais de três horas! Você é doido de assistir isso, só tem comercial!"
Essa costuma ser a primeira impressão de quem assiste a um jogo de futebol americano na TV pela primeira vez. E sendo sincero, ser iniciante na NFL não é fácil. Por mais que seja possível se divertir com jogadas espetaculares, o esporte demanda dedicação e várias horas de domingos na frente da televisão para que se possa entender a dinâmica e as nuances. Depois disso, você sempre terá um espaço para assistir aos jogos da NFL.
E se eu te falar que o futebol americano é tão tático e minucioso quanto o futebol da bola redonda, você acredita? E se eu te contar que um Super Bowl pode ser tão emocionante quanto uma final de Libertadores? Venha comigo entender este fenômeno que tem conquistado cada vez mais público e até trouxe uma partida para o Brasil.
