E o horário também ajuda!
O fuso horário influencia diretamente o consumo de esportes ao redor do mundo. O Brasil, por estar posicionado entre os Estados Unidos e a Europa em termos de fuso horário, encontra-se em uma faixa intermediária.
Eventos europeus, como a Liga dos Campeões, são realizados à noite na Europa, mas são transmitidos à tarde no Brasil, o que facilita a inserção no país. Já os esportes americanos, como a NFL, cujos jogos acontecem à tarde ou no início da noite nos Estados Unidos, chegam ao público brasileiro no mesmo período do dia. A NFL padroniza os horários de transmissão, independentemente de onde o jogo ocorre nos EUA, facilitando o consumo.
Por exemplo, um jogo entre Miami Dolphins e San Francisco 49ers realizado no primeiro horário de domingo nos EUA será transmitido no Brasil às 15h, após o fim do horário de verão americano. Para os fãs de Miami, na Costa Leste, o jogo começa às 14h locais. Já na Costa Oeste, em San Francisco, com uma diferença de três horas, o jogo inicia às 11h da manhã. Nos EUA, há seis fusos horários, e a padronização de horários de transmissão beneficia países como o Brasil, que conta com apenas quatro fusos — sendo que quase 99% da população vive no Horário de Brasília e no Horário do Amazonas.
Na NBA, no entanto, não existe essa padronização na temporada regular, e os horários variam conforme a localização dos jogos. Times da Costa Oeste, como os da Califórnia (Lakers, Clippers, Warriors, Kings), frequentemente jogam mais tarde que os da Costa Leste, fazendo com que jogos possam iniciar após a meia-noite no Brasil, o que pode dificultar as transmissões e o consumo.
Levando isso em consideração, o Brasil sai na frente de países europeus quando se trata da popularização dos esportes americanos. O fuso-horário dos Estados Unidos é péssimo para os europeus consumirem as ligas americanas (NFL, NBA, MLB e NHL), com jogos de horário nobre sendo transmitidos de madrugada. Da mesma forma, o melhor do futebol europeu chega aos Estados Unidos em um horário não muito atraente, como de manhã ou no início da tarde em dias de semana.
Por exemplo, a virada do Detroit Lions para cima do Houston Texans no Sunday Night Football do dia 10 de novembro de 2024, foi transmitida a partir dos seguintes horários:
O Super Bowl LVIII, realizado em Las Vegas, teve início às 20h30 no horário de Brasília e avançou pela madrugada de segunda-feira para os brasileiros devido à prorrogação. Em outras partes do mundo, no entanto, foi transmitido ainda mais tarde ou, em alguns locais, bem cedo...





