top of page

A história da NFL na TV brasileira

Apesar de ter tido um “boom” nos últimos 10 a 15 anos, a NFL chegou ao Brasil há mais de 50 anos. Tudo começou quando a TV Tupi, a primeira emissora de TV do país, comprou fitas de seriados e filmes da emissora estadunidense CBS no ano de 1968. Algumas dessas fitas vieram com reprises de jogos da NFL, acompanhadas de um recado sugerindo que a TV Tupi avaliasse o interesse pelo esporte. A CBS colocou-se à disposição para ceder os direitos de transmissão gratuitamente naquele ano, com a possibilidade de negociar um acordo para os anos seguintes.

 

 

 

 

​

O jornalista da TV Tupi, Walter Silva, já conhecia o esporte e resolveu fazer a transmissão da reprise da vitória do Green Bay Packers sobre o Dallas Cowboys, partida disputada em outubro de 1968, a primeira transmitida no Brasil. Segundo Eduardo Zolin, jornalista e especialista em NFL da ESPN, Walter Silva chegou a admitir a dificuldade de transmitir o esporte e fez um pedido de ajuda durante uma das transmissões seguintes de NFL na emissora: “Se alguém está assistindo e conhece o esporte, entre em contato com a TV Tupi”.

​

Um americano que morava no Brasil ouviu este recado e logo procurou a equipe da emissora. Thomas Noonan entendia muito sobre o esporte e se tornou o primeiro comentarista de NFL na TV brasileira. A parceria entre Walter e Thomas nas reprises da NFL para o Brasil durou cerca de três anos, tendo fim após a não renovação do contrato da CBS com a TV Tupi.

​

​Após mais de dez anos sem grandes aparições do esporte na TV, a NFL voltou a ser transmitida no ano de 1985 pela TV Bandeirantes, na voz do lendário Luciano do Valle. O futebol americano foi introduzido no programa “Show do Esporte”, tendo Silvio Lancellotti, Elia Júnior e Luiz Andreoli como comentaristas. Em 1991, a Band lançou um novo programa esportivo em sua grade: o "Faixa Nobre do Esporte", que incluía reprises adicionais de jogos da NFL, embora a emissora tenha gradualmente deixado de transmitir esses jogos ao longo dos anos 90.

​

Em junho de 1991, em meio a chegada da TV à cabo no Brasil, foi lançada a TVA (Televisão Abril), oferecendo um pacote de assinatura com cinco canais, incluindo a TVA Esportes, dedicado a conteúdos esportivos. Esse canal era operado pela ESPN Internacional, que transmitia a programação da emissora americana com inserções em português. A ESPN, fundada em 1979, se destacava por sua programação esportiva 24 por 7 e se consolidou como um dos principais canais de esportes nos Estados Unidos, adquirindo os direitos de transmissão das principais ligas americanas. As transmissões de futebol americano na TVA Esportes eram feitas pelos brasileiros André José Adler e Ivan Zimmermann, diretamente de um estúdio da ESPN em Bristol, Connecticut.

​

Em 1995, a TVA Esportes se transformou na ESPN Brasil, um novo canal com estúdios em São Paulo e programação própria. Apesar de deixar de exibir a programação internacional da ESPN, a emissora continuou transmitindo jogos da NFL a partir do estúdio em Bristol até 2006. Naquele ano, a ESPN Brasil contratou dois novos profissionais para transmitir a NFL diretamente do Brasil: Everaldo Marques e Paulo Antunes.​

 

O canal Esporte Interativo foi lançado em 2004 e inicialmente tinha direitos de transmissão de alguns campeonatos europeus e vendia esses serviços para outras emissoras. No mesmo ano, migrou da RedeTV para a Band. Três anos depois, passou a ser transmitido em rede aberta no Rio de Janeiro e por operadoras de TV por assinatura. O Super Bowl XLVI (46), no ano de 2012, foi o primeiro evento da NFL transmitido pelo canal, que compartilhou os direitos de transmissão até 2017, quando a ESPN adquiriu todos os direitos.​

​

Nos dias atuais, a NFL voltou a estar presente na TV aberta. Após transmitir o Super Bowl LVI em 2022, a Rede TV! firmou um contrato até 2025 para transmitir um jogo por semana, incluindo temporada regular, playoffs e o Super Bowl. A emissora divide os direitos com a ESPN e também com a CazéTV, que comprou o direito de transmissão via streaming de todos os jogos realizados fora dos Estados Unidos.​​​​​​​​​

domingo também é dia de football

2024 @ Created by Lucas Koerich

bottom of page